quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Esconde-Esconde

Contam que uma vez se reuniram os sentimentos e qualidades dos homens em um determinado local da Terra.

O ABORRECIMENTO havia reclamado pela terceira vez que não agüentava mais ficar à toa e eis que a LOUCURA propôs-lhe: - Vamos brincar de esconde-esconde?

A INTRIGA levantou as sobrancelhas intrigada e a CURIOSIDADE, sem poder conter-se, perguntou-lhe: - Esconde- esconde? Como é isso?

É um jogo - explicou a LOUCURA - em que eu fecho os olhos e começo a contar de 1 a 1.000.000, enquanto vocês se escondem, e quando eu estiver terminado de contar, o primeiro que eu encontrar, vai ocupar o meu lugar para continuar o jogo.

O ENTUSIASMO dançou seguido da EUFORIA. A ALEGRIA deu tantos saltos, que convenceu a DÚVIDA e até mesmo a APATIA, que nunca se interessava por nada. Mas nem todos quiseram participar. A VERDADE preferiu não esconder-se. - Por que esconder, se no final todos me encontram? A SOBERBA opinou que era um jogo meio tonto (no fundo o que a incomodava, era que a idéia do jogo não era dela) e a COVARDIA preferiu não se arriscar.

Um, dois, três, quatro, cinco... (começou a contar a LOUCURA). A primeira a se esconder foi a PRESSA, que como sempre tropeçou na primeira pedra que encontrou no caminho e caiu. A FÉ subiu ao Céu e a INVEJA se escondeu atrás da sombra do TRIUNFO, que com seu esforço, havia conseguido subir na copa da mais alta árvore. A GENEROSIDADE quase não consegue se esconder, pois cada lugar que encontrava, lhe parecia maravilhoso para um de seus amigos. Se era um lago cristalino, era ideal para a BELEZA; se era a copa de uma árvore, era ideal para a TIMIDEZ; se era o vôo de uma borboleta, era ideal para a VOLÚPIA; se era uma rajada de vento, magnífico para a LIBERDADE; e assim, acabou se escondendo em um raio de sol. O EGOÍSMO, ao contrário, encontrou um lugar muito bom desde o início, ventilado, cômodo, mas fez questão de ficar apenas ele. A MENTIRA se escondeu no fundo do mar (na verdade se escondeu atrás de um arco-íris), e o DESEJO no centro de um vulcão. O ESQUECIMENTO não se recordou onde se escondeu, mas isso não é muito importante.

Quando a LOUCURA estava nos 999.999, o AMOR ainda não tinha encontrado um local para se esconder, pois todos já tinham ocupado os melhores lugares, até que encontrou um roseiral e carinhosamente se escondeu entre as rosas.

Um milhão - contou a LOUCURA - já vou eu! A primeira a ser encontrada foi a PRESSA, caída a três passos de uma pedra... Depois, escutou-se a FÉ em uma pequena discussão com DEUS sobre ecologia. Sentiu-se o vibrar do DESEJO nos vulcões. Em um descuido, encontro-se a INVEJA, e claro se pode deduzir a onde estava o TRIUNFO. O EGOÍSMO, não deu muito trabalho para se encontrado, pois ele saiu em disparada de seu esconderijo (que na verdade era um ninho de vespas).

De tanto caminhar a LOUCURA sentiu sede e ao se aproximar de um lago, descobriu a BELEZA. A DÚVIDA foi mais fácil ainda. Foi encontrada em cima de uma cerca, se decidir de que lado esconder-se. E assim, a LOUCURA foi encontrando a todos. O TALENTO, entre as ervas frescas, a ANGÚSTIA foi encontrada em uma cova escura, a MENTIRA, atrás do arco-íris (não, a MENTIRA, estava no fundo do oceano), e até o ESQUECIMENTO, para quem havia se esquecido que ele estava brincando de esconde-esconde, o lugar que ele foi achado eu esqueci! Mas tudo bem!

Apenas o AMOR não aparecia em nenhum lugar. A LOUCURA procurou atrás de cada árvore, embaixo de cada rocha do planeta e em cima das montanhas. Quando estava a ponto de dar-se por vencida, achou um roseiral e começou a mover os ramos, quando no mesmo instante, escutou-se um doloroso grito...

Aiiiiiiiiiiiiii !!!

Os espinhos haviam ferido o AMOR nos olhos.

A LOUCURA não sabia o que fazer para se desculpar. Chorou, rezou, implorou, pediu perdão e até prometeu ser seu guia. Desde então, quando se brincou de esconde-esconde pela primeira vez na Terra:

"O AMOR É CEGO E A LOUCURA O ACOMPANHA"

Nenhum comentário: